Quando falamos sobre estratégias para os negócios, é importante que elas consigam medir a performance das ações, além de acompanhar o desempenho e sucesso da estratégia. Sendo assim, vamos falar sobre KPIs no artigo de hoje.
Mas o que são KPIs afinal de contas?
De forma resumida, KPI (Key Performance Indicator), também chamados de Indicador-Chave de Performance, é uma ferramenta muito utilizada nas organizações, com o objetivo de medir se as ações conseguem atingir os objetivos e metas.
Os KPIs permitem que as empresas vejam o progresso em direção ao alcance de metas e sucesso. Se as empresas não conhecerem seus pontos fortes e fracos, não poderão desenvolver planos de melhoria eficazes.
Mas como eles funcionam? Os KPIs medem os processos internos mais importantes de uma empresa e fornecem valores quantitativos básicos que permitem que o nível de desempenho e sucesso das estratégias sejam monitorados e mais bem controlados.
Vamos entender como os Key Performance Indicators (KPIs) funcionam? Continue a leitura para saber mais sobre KPIs e seus benefícios.
Confira os tópicos deste artigo.
O que você vai ver:
ToggleO que são KPIs?
Como já explicado, KPI é uma sigla da expressão em inglês “Key Performance Indicator”. Em tradução livre, o termo significa Indicador-Chave de Performance.
Entendemos elas como métricas fundamentais para os negócios e, por esse motivo, elas devem englobar e auxiliar as áreas do negócio, desde a equipe de marketing até a equipe de vendas.
Os KPIs, de certa forma, funcionam como ‘veículos de comunicação’ porque permitem que os órgãos administrativos de uma organização comuniquem a seus subordinados a eficiência de um processo e como ele está se desenvolvendo ao longo do tempo.
Com essas informações, cabe aos líderes e equipes desenvolver planos de ação para atingir metas específicas e usar KPIs para determinar se as metas estão de acordo como os seus anseios.
No entanto, também é importante lembrar que os KPIs analisados por uma empresa podem mudar dependendo das condições de negócios e posicionamento dela no mercado.
Não pense que os KPIs apresentam apenas resultados positivos. Um detalhe importante é que esses indicadores também apresentam os resultados negativos, indicando onde a implementação de tal estratégia falhou. É ou não é importante, ou até mesmo necessário, para seu negócio?
Os principais objetivos dessa ferramenta são:
- Medem os processos internos mais importantes de uma empresa;
- Fornecem valores quantitativos básicos;
- Controle de estratégias e desempenho.
É importante ressaltar que existem milhares de métricas que podem ser utilizadas. Porém, o mais importante é a escolha das métricas que você e sua empresa desejam medir.
Mas qual é a diferença entre Indicador-Chave de Performance (KPIs) e as métricas? Continue a leitura para responder essa pergunta.
Qual é a diferença entre KPIs e métricas?
Sim, indicadores-chave de performance não são como as métricas. Porém, uma métrica pode se tornar um indicador-chave de performance. Meio confuso, né? Mas vamos responder a essa dúvida.
Vamos lá: os KPIs são os indicadores de extrema importância para o progresso de uma empresa e seus objetivos. Já as métricas, são apenas indicadores que precisam ser quantificados e medidos.
Agora é a hora da verdade. Se, por acaso, essa métrica for importante para as estratégias do seu negócio, ela se tornará um KPI. Conseguiu entender a diferença entre eles?
Agora que sanamos essa dúvida, vamos entender melhor sobre os tipos de KPIs. No próximo tópico, traremos esse assunto com maior profundidade, vamos lá?
Leia também: Você sabe o que são indicadores financeiros?
Quais são os tipos de KPIs?
Um KPI precisa ser relevante para o seu objetivo. Os KPIs são intrinsecamente ligados aos objetivos por um motivo muito simples: são eles que medem a performance de cada um dos objetivos.
É importante ressaltar que os KPIs não servem apenas para avaliar o desempenho geral de uma empresa. Também pode ser usado para medir o progresso em setores ou projetos específicos.
Dito isso, independentemente do qual (ou quais) você utiliza, é importante que esteja de alguma forma vinculado às metas propostas pela sua estratégia de negócios.
Por esse motivo, os KPIs se enquadram em três categorias:
- Indicadores Estratégicos;
- Indicadores Táticos;
- Indicadores Operacionais.
Vamos entender um a um a partir de agora.
Indicadores Estratégicos
Quando falamos de KPIs estratégicos, os objetivos da sua empresa serão os norteadores. Dependendo das decisões e situação atual da empresa, você pode escolher diferentes métricas para medir sua estratégia.
Ou seja, os KPIs estratégicos estão diretamente relacionados às metas definidas pela empresa durante o planejamento estratégico.
Indicadores Táticos
Complementando os indicadores estratégicos, os indicadores táticos têm a função de avaliar se os objetivos da empresa então perto de serem atingidos. Ou seja, sem eles, não é possível obter os KPIs estratégicos.
Indicadores Operacionais
Os KPIs operacionais, também conhecidos como OPIs, são usados para avaliar com mais precisão o progresso dos objetivos em relação aos indicadores-chave táticos e estratégicos.
Em suma, esses KPIs têm a capacidade de explicar quais fatores levaram ao resultado dos KPIs estratégicos e táticos.
Abaixo, listaremos alguns exemplos de KPIs para você se inspirar e buscar os indicadores ideais para a sua empresa:
- Meta de vendas;
- Produtividade;
- Custo de aquisição de clientes (CAC);
- Turnover;
- Ticket médio;
- Receita média por unidade;
- Gap de habilidades;
- Payback.
Quais os benefícios de KPIs?
É importante ressaltar que os indicadores-chave estão diretamente relacionados ao alcance dos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico dos negócios. Porém, para usar os KPIs, você precisa identificar as metas que você e sua equipe desejam alcançar.
Por isso, ressaltamos que é de extrema importância que você escolha os KPIs que mais contribuem para monitorar o desempenho de seus objetivos.
Se você ainda está se questionando sobre os benefícios de utilizar os KPIs em sua empresa, decidimos listar alguns pontos positivos que destacam a importância dessa técnica para a gestão empresarial.
- Disposição e organização de informações sobre etapas de produção;
- Visão clara do progresso da empresa;
- Maior agilidade e entendimento na divulgação dos resultados para parceiros e colaboradores;
- Disposição e organização de informações de diferentes áreas da empresa;
- Facilidade na tomada de decisões;
- Identificação dos pontos fortes e fracos da empresa;
- Simplificação dos processos de produção;
- Otimização dos relatórios.
Como monitorar os KPIs?
De nada adianta saber sobre KPIs se você não sabe como monitorá-los. Quando analisamos os planos estratégicos e de ação de cada setor, conseguimos também entender quais são os objetivos da empresa e isso é muito útil para iniciar esse monitoramento.
Os KPIs de monitoramento devem servir como indicadores para o que está certo, mas também mostrar aquilo que está errado.
O gerenciamento eficiente de KPI mostra quais processos não estão funcionando conforme o esperado e onde você e sua equipe precisam concentrar seus esforços.
Imagine, por exemplo, que algum dos processos impostos no seu negócio não está dando o retorno que deveria. Como proceder nesse momento? Após essa análise, você deve iniciar a fase de ação, que consiste em corrigir e realizar manutenções nos processos que apresentam maus resultados.
Percebe a importância dos KPIs nas melhorias da sua empresa? E é exatamente isso.
Um dos principais objetivos da gestão de KPI é otimizar a gestão estratégica da empresa, gerar mais resultados, dinamizar processos para obter melhores resultados para a organização e ser mais eficaz no alcance dos objetivos.
No próximo tópico, falaremos um pouco mais sobre escolher um sistema que faça a gestão responsável de KPIs.
Escolhendo um sistema de gestão de KPIs
Depois de ler todo o nosso artigo, você deve ter percebido como é importante aplicar os KPIs aos negócios. Mas uma pergunta ainda não foi respondida: como fazer isso de maneira profissional e efetiva?
A resposta é simples: Basta contratar os serviços da Inspira Capital.
A solução Smart Control Finance é uma plataforma que traz 24/7 o DRE (demonstração do resultado do exercício) atualizado e os principais indicadores financeiros do negócio de maneira simples e intuitiva, para otimizar a gestão financeira de qualquer empresa.
Já a solução Smart Control Log, é uma plataforma que conecta qualquer base de dados de logísticos, softwares ou planilhas e traz de maneira intuitiva na tela do PC ou celular, os principais indicadores para otimizar a gestão da transportadora.
Entre os principais benefícios dessas duas ferramentas, podemos citar:
- Gera economia e crescimento para a empresa;
- Conta com a realização de um encontro mensal com especialista para entendimento em conjunto das informações obtidas;
- Tendo em vista que o atendimento é feito de forma remota, essa é uma solução que pode atender o Brasil todo;
- Redução de custos operacionais;
- Ganhos de mais de 12% na eficiência do processo nos primeiros 12 meses;
- Eliminação de achismos a partir de dados que darão embasamento para as decisões;
- Melhoria de performances;
- Melhor controle dos ativos envolvidos, ou seja, pessoas e veículos;
- Visualização assertiva da localização do gap.
Clique no botão abaixo para entrar em contato com um de nossos Inspirers e obter maiores informações sobre essas soluções da Inspira Capital.