A tarefa de comandar uma organização muitas vezes demanda dos sócios e gestores uma atenção especial com o core business, ou seja, a atividade central do negócio, e é nesse cenário que a terceirização financeira se torna tão interessante.
Afinal, ao se terceirizar esse setor, a empresa poderá contar com especialistas no assunto, e o foco poderá ser destinado a outras áreas do negócio, o que gera economia de tempo e torna desnecessária a formação de uma equipe interna para tratar das finanças.
No artigo de hoje iremos abordar as principais informações sobre a prática da terceirização financeira, que apresenta inúmeras vantagens e tem se mostrado cada vez mais comum. Continue a leitura para conferir.
Sumário
ToggleO que é terceirização financeira?
A terceirização financeira é a transferência realizada por um negócio da responsabilidade de cuidar do seu setor financeiro para um profissional ou empresa especialista nessa área.
Portanto, o que existe é a contratação de uma equipe externa de especialistas que irá se responsabilizar pelos assuntos associados ao departamento financeiro da sua empresa.
Esse processo também é conhecido como BPO financeiro. A sigla BPO significa Business Process Outsourcing, ou terceirização de processos de negócios. O BPO pode ser realizado em diversas áreas de uma empresa, mas neste artigo iremos nos ater ao setor financeiro.
Por que terceirizar o financeiro?
Existem algumas vantagens importantes que são proporcionadas pela terceirização do financeiro. Uma delas se deve ao fato de que as atividades desse setor são consideradas complexas, e esse é um desafio que certamente será muito bem enfrentado pelos especialistas.
Além disso, benefícios como agilidade, precisão, otimização e redução no número de erros são obtidos por meio desse processo, uma garantia da atuação do profissional ou empresa especializada.
Um outro motivo para se terceirizar esse setor é a redução de custos. Isso porque não haverá a necessidade de contratação de colaboradores para cuidar desse setor, e essa é uma vantagem observada especialmente nas pequenas e médias empresas.
Os custos também são reduzidos pela manutenção de uma equipe menor, o que auxilia na diminuição de gastos com folha de pagamento, infraestrutura física, dentre outras despesas associadas.
Portanto, a terceirização desse setor elimina a necessidade de estruturação de um departamento próprio de gestão financeira, evitando assim processos de contratação e treinamento pessoal, bem como situações de falta, férias, afastamentos, dentre outras.
Todos esses motivos são relevantes para justificar a contratação desse serviço, que se apresenta como uma estratégia vantajosa para os negócios. Por meio dele a empresa é auxiliada em seu crescimento e são obtidos resultados positivos para o negócio.
Como terceirizar o financeiro?
O primeiro passo para essa terceirização é a escolha do profissional ou empresa especializada na área, e um dos critérios para isso é a confiança. É preciso confiar nos serviços prestados pela contratada levando em conta fatores como capacidade comprovada e alta tecnologia.
Interessante observar que a condução da gestão financeira pode ocorrer em ambiente virtual, e por isso a necessidade de know-how em inovações tecnológicas recentes.
Logo, é preciso realizar uma escolha com estratégia, pois estará nas mãos de um terceiro a prestação de um serviço que se deseja que tenha qualidade. Após, ocorre a definição das atividades pelas quais o escolhido ficará responsável.
Dando sequência, é preciso planejar como as atividades serão transferidas, e para isso a empresa deverá ser avaliada com cuidado, o que é feito com o auxílio de um contador. É a partir disso que são identificados os principais desafios do negócio relacionados ao financeiro.
Enquanto ocorre esse processo de transferência, cabe ao prestador de serviço disponibilizar o suporte que for necessário, assim como deverá realizar suas tarefas de forma personalizada de acordo com as necessidades da empresa.
Vale ressaltar que é o dono do negócio o responsável por fornecer informações confiáveis e realizar o monitoramento dos indicadores de desempenho. Nesse processo, é fundamental contar com o auxílio da tecnologia.
Desse modo, é possível confiar as finanças do negócio a um agente externo, mantendo, contudo, o controle sobre a empresa.
Quanto custa terceirizar o financeiro?
O valor desse serviço leva em consideração alguns fatores, e por isso pode variar. É preciso verificar o nível de complexidade das tarefas desempenhadas pela empresa, o seu tamanho, o número de colaboradores, o regime de tributação em vigência, etc.
Porém, de um modo geral é possível estimar que o valor da terceirização do financeiro de uma empresa de pequeno porte está em torno de R$ 2.000,00 mensais. Vale lembrar que essa quantia ainda é menor do que os custos associados a criação de um setor financeiro interno.
Escolhendo a melhor solução em terceirização financeira para o seu negócio
O BPO finance é a solução ideal para você que deseja visibilidade financeira em tempo real para gestão do negócio e a melhor tomada de decisão.
Com ela é possível conquistar muito mais controle e economia, o que é feito com o auxílio de profissionais especialistas e dedicados a operação financeira.
Clique no botão abaixo para entrar em contato com um de nossos Inspirers e obter maiores informações sobre essa solução da Inspira Capital.