O que é prospecção de clientes? Entenda tudo sobre o assunto
março 16, 2023Gestão de frete: entenda o que é e sua importância
março 20, 2023Com a alta competitividade do mercado, quaisquer seja o ramo de atuação, e a exigência dos consumidores, o gerenciamento na administração dos negócios se tornou ainda mais importante e necessário para a sobrevivência das empresas.
Quando se fala em estratégia de negócios, é importante poder medir o desempenho de suas ações, bem como monitorar o desempenho e o sucesso de suas estratégias.
E, nesse contexto, falaremos sobre gestão de indicadores no artigo de hoje.
A gestão de indicadores é um dos métodos mais utilizados pelas empresas, com o objetivo de orientar e apoiar os diversos setores de uma empresa. Por meio de análises de resultados, é possível mensurar o resultado de desempenhos das equipes e da empresa como um todo.
Que tal entendermos melhor esse conceito? Continue a leitura para saber mais sobre a gestão de indicadores e seus benefícios.
Confira os tópicos desse artigo.
O que é gestão de indicadores?
Acompanhar de perto os indicadores torna possível o aprimoramento das operações do seu negócio. Dessa forma, você, empreendedor de pequena, média ou grande empresa, pode fazer uma revisão criteriosa do seu plano de ação e otimizar seus processos de forma mais direcionada aos seus objetivos.
Falaremos com mais detalhes sobre os indicadores no próximo tópico, mas esses dados de desempenho podem ser descritos como ferramentas de gestão que ajudam as empresas a medir os resultados de seu setor e operações em geral. Eles podem ser especificados com estratégicos, táticos e operacionais.
Mas, para que esses resultados sejam visíveis, um plano de ação (com base em seus objetivos e metas) deve ser executado. Com o plano de ação imposto, cabe aos gestores determinarem quais KPIs serão analisados.
Uma dica importante: Lembre-se de que os KPIs que sua empresa analisa podem mudar dependendo da situação do seu negócio e posição no mercado.
Para finalizar esse tópico, é importante que você entenda que gerenciar indicadores é o monitoramento de dados que mostram a execução das atividades corporativas, sejam elas positivas ou negativas.
Com a supervisão e gestão adequada, você é capaz de otimizar o gerenciamento da sua empresa, melhorar a produtividade da equipe, além de aprimorar a qualidade os serviços e produtos oferecidos pelo seu negócio.
Agora que você entendeu o que é a gestão de indicadores, vamos entender o que são indicadores de desempenho.
O que são indicadores de desempenho?
Mas qual é a importância desses indicadores, afinal de contas? Bom, essas métricas ajudam a identificar problemas e oportunidades de melhorias em processos, além de facilitar a tomada de decisões – com base em dados numéricos.
Quando falamos sobre indicadores, estamos falando sobre KPIs. Você já ouviu esse termo em algum lugar?
KPI é uma sigla da expressão em inglês “Key Performance Indicator” – em português, o termo significa “Indicador-Chave de Performance”. Eles são amplamente utilizados nas organizações para medir se as ações atendem às metas e objetivos e para que as organizações possam ver seu progresso em direção às metas e ao sucesso.
Concorda que, se as empresas não conhecerem seus pontos fortes e fracos, não poderão apresentar planos de melhoria eficazes?
Com o objetivo de nortear os negócios, os indicadores de desempenho possuem características que orientam os empreendedores para os caminhos mais rentáveis e promissores.
É importante ressaltar que existem milhares de métricas disponíveis para a análise. Mas, o mais importante, é a escolha das métricas que você e sua empresa desejam medir.
No entanto, devemos lembrar que analisar esses dados não é uma tarefa trivial. Leva tempo, disciplina e gerenciamento para que se obtenham os melhores resultados.
No próximo tópico, apresentaremos algumas opções de ferramentas que podem te auxiliar no processo de gestão de indicadores. Vamos lá?
Leia também: Mapeamento de processos: entenda o que é e quais são suas etapas
Como realizar uma gestão de indicadores?
Apenas conhecer os KPIs que você quer analisar é inútil se você não souber como monitorá-los, certo? Analisar a estratégia e os planos de ação de cada setor auxilia a entender os objetivos da empresa, o que é muito útil para iniciar esse monitoramento.
Para que a gestão seja efetiva, um método de acompanhamento deve ser definido para que a administração trabalhe com maior confiança e assertividade. Por isso, separamos algumas dicas que podem te auxiliar na gestão de indicadores.
O avanço da tecnologia tornou muito mais fácil e rápido no que diz respeito a acompanhar os resultados das atividades de uma empresa. O software Microsoft Power BI é um serviço de análise de negócios e análise de dados da desenvolvedora Microsoft que pode facilitar a gestão de indicadores
De acordo com a Microsoft, “O Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas.”
Outra ferramenta é o Dashboard, uma ferramenta de visualização rápida de informações relevantes para a tomada de decisão.
Os Dashboards, em geral, são painéis visuais que contêm informações, métricas e indicadores da empresa. A ideia é que sejam apresentados os números relacionados à estratégia de negócios e alcance das metas da empresa.
Eles podem ser usados para diversas funcionalidades, desde o monitoramento do progresso da equipe até a criação de um banco de dados de informações que permite uma gestão empresarial eficiente.
Investir em plataformas de gestão de indicadores, como já dissemos anteriormente, melhora expressivamente a produtividade de sua equipe. A automação elimina a entrada manual em planilhas e centraliza as informações em um só lugar, tornando fácil o acesso a qualquer hora, em qualquer lugar.
Percebeu a importância dos indicadores de desempenho para os negócios? Pois bem, no próximo tópico falaremos sobre os benefícios de uma gestão de indicadores eficaz. Continue a leitura!
Quais os benefícios da gestão de indicadores?
Já dissemos anteriormente, mas vale a pena ressaltar: a escolha de um modelo de gestão de índices irá melhorar a competitividade da sua empresa.
Dessa forma, os gestores terão informações suficientes para tomar a melhor atitude e dar continuidade ao plano de ação.
Entre os principais benefícios da gestão de indicadores, destaca-se a capacidade de detectar discrepâncias em relação aos planos de negócios, o que permite tomar ações corretivas com considerável rapidez.
Outro benefício relacionado ao gerenciamento de indicadores é que a implementação do indicador facilita a otimização de recursos.
Ao entender quais atividades você e sua equipe devem focar e como agir para alcançar os resultados esperados, é possível planejar com precisão algumas especificidades dos insumos que são utilizados.
Já falamos sobre isso no tópico anterior, mas os dashboards podem resultar em relatórios certeiros – de acordo com os requisitos do administrador.
A gestão de KPI em dashboards permite extrair visões de diferentes projetos e setores. Isso permite que você responda a qualquer pergunta com base nas informações coletadas em tempo real (dados numéricos).
Em um mercado competitivo e consumidores mais críticos, tomar decisões com base em informações e dados concretas é de extrema importância. O gerenciamento de indicadores permite planejamento baseado em dados, financiamento e metas mais seguras para a sobrevivência do seu negócio.
Você deve estar se perguntando: como eu posso realizar uma boa gestão de indicadores? No próximo tópico responderemos a essa pergunta!
Escolhendo um sistema de gestão de indicadores
Depois de ler todo o nosso artigo, você deve ter percebido como é importante aplicar os KPIs aos negócios. Um dos principais objetivos da gestão de KPIs é otimizar a gestão estratégica da empresa, obter mais resultados, agilizar processos para obter melhores resultados para a organização e atingir metas de forma mais eficaz.
Mas uma pergunta ainda não foi respondida: como fazer uma gestão de indicadores de maneira profissional e efetiva?
A resposta é simples: Basta contratar os serviços da Inspira Capital.
O Smart Control Finance é solução capaz de facilitar o gerenciamento das áreas-chave da empresa, como comercial, financeiro, RH e operações, o que é feito por meio de uma plataforma de gestão de indicadores.
Por meio dessa plataforma, é possível ter acesso a informações em tempo real de cada uma dessas áreas, além de uma visibilidade prática e intuitiva das principais informações do negócio em uma gestão 360.
Entre os principais benefícios dessa ferramenta, podemos citar:
- Visibilidade inteligente, prática e viva do negócio;
- Geração de economia e crescimento da empresa;
- Decisões mais assertivas, tomadas a partir de dados;
- Apoio na gestão;
- Apoio às lideranças junto às suas equipes.
Tendo em vista que o atendimento é feito de forma remota, essa é uma solução que pode atender o Brasil todo, e conta com profissionais altamente qualificados para alcançar indicadores mais assertivos.
Clique no botão abaixo para entrar em contato com um de nossos Inspirers e obter maiores informações sobre essas soluções da Inspira Capital.