Seja qual for o tamanho da empresa, todas possuem metas e objetivos a serem alcançados, e para que isso aconteça o planejamento estratégico possui fundamental importância.
É por meio dele que as organizações podem estruturar planos de ação práticos capazes de trazer resultados positivos para o negócio, alavancando ainda mais o seu potencial.
Em linhas gerais, estamos falando da elaboração de estratégias para que a organização conquiste seus objetivos, definindo metas e indicadores, ajudando a tomar decisões e agindo de forma efetiva para o sucesso do negócio.
Existem muitas formas de executar um planejamento estratégico e, sabendo da sua importância, vamos tratar sobre esse assunto no artigo de hoje. Continue a leitura para conferir.
Sumário
ToggleO que é planejamento estratégico?
Antes de abordar o tema principal do artigo, algumas perguntas precisam ser respondidas para uma melhor compreensão do assunto.
A primeira delas é a que vai nos explicar o que é planejamento estratégico, seguida pelos questionamentos de qual a sua importância e de como uma empresa pode se beneficiar dele.
O conceito de planejamento estratégico permite que ele possa ser compreendido como um processo que deve envolver todas as equipes e níveis de uma organização, e a partir do qual a empresa definirá o melhor percurso a seguir para a conquista de seus objetivos.
É essa definição que dará origem a ações que, uma vez colocadas em prática, permitirão que o negócio possa conquistar o sucesso que almeja.
Vale lembrar que o planejamento estratégico é aplicável a toda e qualquer empresa, independente do seu tamanho e segmento, pois planejar e se organizar são sempre tarefas fundamentais para os negócios que desejam prosperar.
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Qual a importância do planejamento estratégico?
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 60% das empresas vão à falência nos cinco primeiros anos.
Essa é uma informação que demonstra claramente a necessidade e a importância de um bom planejamento estratégico pois, uma vez realizado, ele tem o potencial de mudar esse cenário.
Além disso, é por meio dele que a empresa consegue identificar em que situação se encontra e aonde deseja chegar, ou seja, lida com o presente para conquistar objetivos futuros.
Vale lembrar que o planejamento envolve a avaliação de metas a serem atingidas no curto, médio e longo prazo, e que sua estruturação deve sempre levar em consideração a realidade de dentro da empresa.
Esses são fatores que demonstram a importância do planejamento estratégico, sem o qual as ações tomadas pela organização se tornam menos assertivas e as chances de que os riscos não sejam antecipados aumentam.
Como uma empresa pode se beneficiar com o planejamento estratégico?
A adoção de um planejamento estratégico é o melhor caminho para toda e qualquer empresa que almeja um crescimento mais eficiente, e a partir dele podem ser observados inúmeros benefícios.
Um bom planejamento permite que a organização se organize melhor, já que proporciona maior clareza para que ela possa alcançar os objetivos definidos e facilita sua percepção prática, podendo ser visualizada no dia a dia dos colaboradores.
Além disso, a definição de metas aumenta o engajamento dos funcionários, e por consequência os torna mais comprometidos, pois sabem o que fazer para contribuir com o crescimento do negócio.
Outro benefício importante é que o planejamento ajuda a prevenir problemas, já que a partir dele é possível desenhar diversos cenários que podem ser enfrentados pela empresa, o que contribui para a superação de prováveis obstáculos e na construção de soluções.
Também é possível mencionar o aumento da produtividade da equipe, pois o planejamento orienta quanto as ações que deverão ser tomadas e como priorizar cada uma delas, permitindo que os colaboradores atuem em tarefas aonde possuem um melhor desempenho, com mais foco e otimização do tempo.
Por fim, o planejamento estratégico também resulta em economia de tempo e recursos, já que evita retrabalhos, reduz gastos e diminui os desperdícios.
Agora que você já sabe o quão importante é realizar esse planejamento, vamos conhecer 5 formas de executá-lo. Acompanhe a seguir.
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5 formas de executar o planejamento estratégico
São muitas as empresas em atuação no mercado e cada uma delas opera de maneira distinta. Por isso, é a partir do conhecimento da realidade de cada uma que se pode entender qual planejamento estratégico deverá ser adotado.
Para que essa decisão possa ser tomada, é preciso conhecer as formas de execução dos planejamentos, e é sobre algumas delas que falaremos nos tópicos seguintes.
1. Planejamento estratégico, tático e operacional
Embora estejam interligados, os planejamentos estratégico, tático e operacional são diferentes e representam níveis distintos de planejamento dentro de uma organização.
A execução de cada um deles obedece a uma ordem, a começar pelo planejamento estratégico, que proporciona uma visão macro do negócio.
É a partir dele que são identificadas a missão, visão e valores da empresa, permitindo assim que os gestores estabeleçam objetivos e metas a serem alcançadas no futuro.
Desse processo surgem projetos a serem executados por cada um dos setores do negócio, e essas ações são viabilizadas pelo planejamento tático.
Com ele, áreas específicas trabalham com planejamentos táticos específicos, e podem ser melhor conduzidos por meio da ferramenta 5W2H, que orientam o gestor a responder perguntas como O que, Quando, Onde, Quem, Por que, Quanto e Como.
Por fim, o planejamento operacional, terceiro nível desse processo, orienta todos os colaboradores de forma rotineira, ou seja, é a partir do seu dia a dia na empresa que as metas estabelecidas serão atendidas.
Os três planejamentos se complementam e representam uma oportunidade de a empresa atingir seus objetivos e alcançar o sucesso.
2. Planejamento estratégico de marketing
Assim como os demais setores da empresa, o departamento de marketing também possui objetivos e metas a serem alcançadas, e para que isso aconteça é necessário um planejamento.
Portanto, é o planejamento de marketing que dará origem a estratégias capazes de conquistar esses mesmos objetivos, que normalmente estão associados à marca e ao aumento das vendas.
A partir dele são definidas também ações que envolvem a divulgação de produtos e serviços, e sua execução facilita a tomada de decisões e oferece maior clareza sobre a utilização dos recursos humanos e financeiros.
A importância desse tipo de planejamento está na otimização de recursos e esforços, o que permite avaliar o retorno sobre o investimento a partir das estratégias traçadas.
Ele também orienta os colaboradores sobre o percurso que devem percorrer para o atingimento das metas da empresa, permitindo assim que ela alcance os resultados esperados.
3. Planejamento estratégico situacional
Se por um lado os planejamentos tradicionais possuem por característica um maior engessamento, por outro o situacional é marcado exatamente por sua flexibilidade.
Também denominado PES, o planejamento estratégico situacional surgiu na década de 1970 e é atribuído ao chileno Carlos Matus, que inicialmente o desenvolveu pensando na administração pública.
No entanto, atualmente o PES encontra espaço em inúmeras corporações especialmente por sua capacidade de lidar com situações não planejadas, ou seja, que precisam ser improvisadas.
Sua execução parte da situação atual da empresa, mas considera também as mudanças às quais ela está sujeita, o que reforça o propósito desse planejamento de ser flexível.
4. Planejamento estratégico pessoal
Assim como as empresas devem adotar um planejamento estratégico, cada indivíduo precisa estruturar o seu plano de vida, e para isso uma boa alternativa é fazer um planejamento estratégico pessoal.
Também chamado de PEP, esse é um planejamento que exige autoanálise e o estabelecimento de missão, visão e valores pessoais para o atingimento de objetivos.
Dentre eles estão também os profissionais, e planejá-los requer o reconhecimento dos próprios sonhos, atenção às oportunidades que surgem e escolha dos caminhos a trilhar.
O PEP requer reflexão, mas contribui para tomada de decisões e a conquista de realização e sucesso nas mais diversas áreas da vida.
5. Planejamento estratégico SEBRAE
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que tem como um dos objetivos estimular o empreendedorismo no Brasil, possui um curso voltado para o planejamento estratégico para empreendedores.
O objetivo do curso é ensinar o público-alvo a traçar estratégias bem definidas para a expansão do negócio e garantir que sejam colocadas em prática. Afinal, o SEBRAE sabe que um bom planejamento pode ser determinante para o sucesso do negócio.
Essa é uma capacitação que auxilia a empresa a estabelecer os seus objetivos, permitindo que o empreendedor conheça quais ações deve adotar no planejamento e como aplicá-las.
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