Quem nunca já viu nos produtos e serviços: 100% natural, sustentável, cruelty free e tantos outros conceitos “ecos” que aparecem a todo momento.
Afinal, ninguém quer comprar de empresas que fazem mal para o meio ambiente ou para os animais.
O crescimento do “sustentável” aumentou muito nos último anos, sendo um importante sinal de alerta sobre a necessidade do ser humano em se relacionar melhor com o meio ambiente.
No entanto, apesar da boa intenção, há empresas que utilizam desse meio para se autopromover. Foi daí que surgiu o Greenwashing, que em sua tradução significa lavagem verde ou pintando de verde.
Mas o que é Greenwashing?
Greenwashing é um termo utilizado para designar um procedimento de marketing empregado por uma organização com o objetivo de prover uma imagem ecologicamente responsável dos seus produtos ou serviços.
O Greenwashing age como uma propaganda enganosa, quando na prática nada acontece.
Ex:100% natural (pode ser, mas não significa que a empresa que o produz tenha responsabilidade ambiental)
qualidade verde (genérico) produto eco (genérico também) saudável (alimentos saudáveis sequer levam rótulos) vegan (nem tudo que é vegano é sustentável ou saudável)
O melhor “antídoto” contra o Greenwashing é a transparência, atentando-se aos selos e certificados de um produto ou serviço, pesquisando sobre a marca e cobrando as empresas.
Você já tinha ouvido falar sobre esse termo no mundo corporativo?