Você se considera uma pessoa de mente aberta ou de mente fechada?
Existem pessoas que parecem que estão em constante progresso em suas vidas pessoais e profissionais, enquanto outras estão fadadas a repetir os mesmos erros. A repetição dos mesmos erros podem ser o reflexo de alguma lição que ainda não foi aprendida. Pessoas de mente fechada e mente aberta, encaram os desafios de maneira muito diferente.
Pessoas com a mente aberta são propensas a tomar decisões mais positivas e conseguem enxergar possibilidades de aprendizado na maioria das coisas. Reconhecem seus erros, aceitam críticas e sabem fazer sugestão sem serem desrespeitosos. Desta maneira, adaptam-se melhor ao lidar com o medo, mantendo uma postura firme e resiliente.
Já pessoas com a mente fechada, são os famosos “reclamões”, são pessoas que muito se lamentam, mas pouco contribuem ou agem. São considerados facilmente como acomodados, já que não estão dispostos a rever certas ideias e opiniões, mesmo que eles estejam equivocados. Facilmente sofrem pelo que os outros falam, deixando muitas vezes o medo tomá-los.
Ninguém quer admitir para si mesmo que possui a mente fechada. No entanto, admitir ser falho, é sinal de coragem aumentam a possibilidade de mudança. Nunca é tarde para isso.