Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inteligência emocional no trabalho

Como você lida com as adversidades e desafios no trabalho?

Muito da nossa rotina de trabalho exige que trabalhemos as vezes sob grande pressão, podendo acarretar estresse, conflitos interpessoais e um ambiente de trabalho nada saudável.

Momentos de reflexão e autoconhecimento podem permitir você a melhorar suas atitudes frente à uma rotina de trabalho.

Confira aqui alguns sinais que indicam que você está indo bem nessa jornada.

Popularmente conhecida por meio do livro do jornalista Daniel Goleman (1986), a inteligência emocional é uma expressão que se refere à capacidade que um indivíduo tem para identificar e gerenciar os seus próprios sentimentos, bem como saber lidar com os sentimentos dos que estão a sua volta.

Ele caracteriza a inteligência emocional em 5 competências fundamentais:

  • Autoconhecimento: saber reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando eles ocorrem;
  • Automotivação: conduzir os seus próprios sentimentos para alcançar um objetivo e ter mais motivação;
  • Controle emocional: saber lidar com as próprias emoções e adequá-las a cada situação vivida;
  • Relacionamentos interpessoais: saber conviver com outros indivíduos de forma harmoniosa por meio das competências sociais;
  • Reconhecimento das emoções em outras pessoas: reconhecer os sentimentos de outras pessoas e ter empatia com elas.

5 sinais que você tem inteligência emocional:

  • É gentil e generoso;
  • Procura resolver os problemas no diálogo;
  • Compartilha suas dúvidas e faz sugestões inteligentes;
  • Sabe dizer não;
  • É capaz de gerir suas falhas.

Faça seu comentário:

Veja Mais

Posts Relacionados:

BPO financeiro para advogados: simplificando a gestão dos escritórios 

BPO financeiro para advogados: simplificando a gestão dos escritórios 

O artigo tem como objetivo explorar como o BPO financeiro pode ser uma solução de sucesso e eficaz para advogados.

Terceirização financeira para pequenas empresas: entenda tudo sobre esse tema!

Terceirização financeira para pequenas empresas: entenda tudo sobre esse tema!

A terceirização financeira para pequenas empresas busca otimizar a eficiência e, principalmente, reduzir os custos operacionais. 

Potencialização Financeira para Agências de Marketing: Vantagens e Dicas   

Potencialização Financeira para Agências de Marketing: Vantagens e Dicas   

Uma das estratégias mais utilizadas pelas agências de marketing para que se concentrem em suas principais

Conciliação bancária: o que é e como funciona?

Conciliação bancária: o que é e como funciona?

No mundo empresarial, a gestão financeira eficaz (e é aqui que a conciliação bancária se encontra) é o que separa o sucesso do fracasso.

Guia passo a passo: como fazer uma planilha para controle financeiro 

Guia passo a passo: como fazer uma planilha para controle financeiro 

Que tal aprender como fazer uma planilha para controle financeiro e como usá-la para conquistar o controle financeiro de forma eficaz?

Como escolher o parceiro de terceirização financeira ideal para sua empresa? 

Como escolher o parceiro de terceirização financeira ideal para sua empresa? 

Neste artigo, exploraremos a importância de escolher o parceiro de terceirização financeira para sua organização.