Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inteligência emocional no trabalho

()

Como você lida com as adversidades e desafios no trabalho?

Muito da nossa rotina de trabalho exige que trabalhemos as vezes sob grande pressão, podendo acarretar estresse, conflitos interpessoais e um ambiente de trabalho nada saudável.

Momentos de reflexão e autoconhecimento podem permitir você a melhorar suas atitudes frente à uma rotina de trabalho.

Confira aqui alguns sinais que indicam que você está indo bem nessa jornada.

Popularmente conhecida por meio do livro do jornalista Daniel Goleman (1986), a inteligência emocional é uma expressão que se refere à capacidade que um indivíduo tem para identificar e gerenciar os seus próprios sentimentos, bem como saber lidar com os sentimentos dos que estão a sua volta.

Ele caracteriza a inteligência emocional em 5 competências fundamentais:

  • Autoconhecimento: saber reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando eles ocorrem;
  • Automotivação: conduzir os seus próprios sentimentos para alcançar um objetivo e ter mais motivação;
  • Controle emocional: saber lidar com as próprias emoções e adequá-las a cada situação vivida;
  • Relacionamentos interpessoais: saber conviver com outros indivíduos de forma harmoniosa por meio das competências sociais;
  • Reconhecimento das emoções em outras pessoas: reconhecer os sentimentos de outras pessoas e ter empatia com elas.

5 sinais que você tem inteligência emocional:

  • É gentil e generoso;
  • Procura resolver os problemas no diálogo;
  • Compartilha suas dúvidas e faz sugestões inteligentes;
  • Sabe dizer não;
  • É capaz de gerir suas falhas.

Quão útil foi esta postagem?

Clique em uma estrela para avaliar!

Avaliação média / 5. Contagem de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Faça seu comentário:

Veja Mais

Posts Relacionados:

Comparativo de custos: BPO financeiro vs estrutura interna

Comparativo de custos: BPO financeiro vs estrutura interna

Quando uma empresa começa a crescer, surge uma dúvida natural: vale mais a pena montar uma

Terceirização financeira para indústrias: o que muda?

Terceirização financeira para indústrias: o que muda?

A gestão financeira de uma indústria é muito diferente da gestão de empresas de comércio ou

O BPO financeiro ideal para startups em crescimento

O BPO financeiro ideal para startups em crescimento

Startups vivem em ritmo acelerado. Entre validar o produto, conquistar tração, ajustar o modelo de negócio

BPO para prestadores de serviços: controle sem complicações

BPO para prestadores de serviços: controle sem complicações

A gestão financeira é um dos maiores desafios dos prestadores de serviços. Seja em empresas de

Guia definitivo para escolher a empresa de BPO ideal

Guia definitivo para escolher a empresa de BPO ideal

A decisão de terceirizar o financeiro é um passo importante para qualquer empresa. O BPO financeiro

Comparativo de custos: como o BPO financeiro ajuda o varejo

Comparativo de custos: como o BPO financeiro ajuda o varejo

O varejo é um dos setores mais desafiadores em termos de gestão financeira. Margens apertadas, alta