Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inteligência emocional no trabalho

()

Como você lida com as adversidades e desafios no trabalho?

Muito da nossa rotina de trabalho exige que trabalhemos as vezes sob grande pressão, podendo acarretar estresse, conflitos interpessoais e um ambiente de trabalho nada saudável.

Momentos de reflexão e autoconhecimento podem permitir você a melhorar suas atitudes frente à uma rotina de trabalho.

Confira aqui alguns sinais que indicam que você está indo bem nessa jornada.

Popularmente conhecida por meio do livro do jornalista Daniel Goleman (1986), a inteligência emocional é uma expressão que se refere à capacidade que um indivíduo tem para identificar e gerenciar os seus próprios sentimentos, bem como saber lidar com os sentimentos dos que estão a sua volta.

Ele caracteriza a inteligência emocional em 5 competências fundamentais:

  • Autoconhecimento: saber reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando eles ocorrem;
  • Automotivação: conduzir os seus próprios sentimentos para alcançar um objetivo e ter mais motivação;
  • Controle emocional: saber lidar com as próprias emoções e adequá-las a cada situação vivida;
  • Relacionamentos interpessoais: saber conviver com outros indivíduos de forma harmoniosa por meio das competências sociais;
  • Reconhecimento das emoções em outras pessoas: reconhecer os sentimentos de outras pessoas e ter empatia com elas.

5 sinais que você tem inteligência emocional:

  • É gentil e generoso;
  • Procura resolver os problemas no diálogo;
  • Compartilha suas dúvidas e faz sugestões inteligentes;
  • Sabe dizer não;
  • É capaz de gerir suas falhas.

Quão útil foi esta postagem?

Clique em uma estrela para avaliar!

Avaliação média / 5. Contagem de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Faça seu comentário:

Veja Mais

Posts Relacionados:

Como auditar seu BPO financeiro

Como auditar seu BPO financeiro

Ao contratar um BPO financeiro, muitas empresas sentem uma grande melhora na organização e na eficiência

Terceirização financeira vs automação: complementares?

Terceirização financeira vs automação: complementares?

Nos últimos anos, a área financeira das empresas passou por uma verdadeira revolução. A transformação digital

BPO Financeiro e a relação com seu contador

BPO Financeiro e a relação com seu contador

Quando uma empresa decide adotar o BPO Financeiro, uma das dúvidas mais comuns que surgem é:

BPO Financeiro vs ERP: o que é o quê?

BPO Financeiro vs ERP: o que é o quê?

No universo da gestão empresarial, é comum que os termos BPO Financeiro e ERP sejam confundidos.

Produtividade: como o BPO libera o tempo do gestor

Produtividade: como o BPO libera o tempo do gestor

A rotina de um gestor é marcada por decisões constantes, reuniões estratégicas, imprevistos e, muitas vezes,

Escalabilidade e flexibilidade no BPO Financeiro: como adaptar sua gestão ao crescimento do negócio

Escalabilidade e flexibilidade no BPO Financeiro: como adaptar sua gestão ao crescimento do negócio

Em um mercado em constante transformação, a capacidade de uma empresa crescer de forma estruturada e