Você sabe diferenciar um grupo de uma equipe? Embora ambos os conceitos sejam semelhantes, existem algumas diferenças importantes que vamos detalhar melhor neste artigo sobre grupos x equipes.
No ambiente empresarial, é importante entender essas diferenças para que o ambiente de trabalho seja sustentável e saudável.
Vamos entender melhor esses conceitos? Continue a leitura para saber mais sobre essas diferenças e como isso pode impactar seu ambiente de trabalho.
Confira os tópicos deste artigo:
Sumário
ToggleEntenda o que é um grupo
De acordo com o dicionário Michaelis, o termo grupo significa:
- Conjunto de pessoas ou coisas que formam um todo;
- Conjunto de seres ou coisas previamente estabelecidos e para fins específicos.
Então, podemos concluir que um grupo é um conjunto de pessoas, geralmente reunidas por algum tipo de afinidade.
Já no meio corporativo, um grupo de trabalho é definido por um número de pessoas com habilidades semelhantes e que compartilham da mesma área de atuação.
Vale ressaltar que, por trabalharem na mesma área, de forma individual, alguns membros podem nutrir comportamentos competitivos em busca de destaque.
Esse cenário deflagra que os grupos podem gerar problemas de relacionamento e diferenças de valores, o que é maléfico para os negócios.
Mas e as equipes?
Entenda o que é uma equipe
Ainda de acordo com o dicionário Michaelis, o termo equipe significa:
- Conjunto de dois ou mais indivíduos que, juntos, tomam parte em uma competição esportiva; time;
- Grupo de pessoas organizado para um serviço determinado.
Ou seja, podemos definir que equipe é um conjunto de pessoas com um objetivo comum.
No mundo dos negócios, os profissionais alinham e compartilham informações, experiências e habilidades para perseguir objetivos comuns.
Apesar de existir a presença de um líder, as equipes tem união e cooperação para a realização das atividades.
Além disso, esse tipo de interação constrói um ambiente com maior criatividade, troca de experiências e sinergia, o que resulta em crescimento e aprendizagem.
Mas o que como escolher entre grupos x equipes? Leia o tópico a seguir para entender melhor a diferença entre os dois conceitos.
Leia também: 5C no trabalho em equipe
Grupos x Equipes: qual devo escolher para o meu negócio?
Analisando as diferenças entre grupos x equipes, pode parecer vantajoso organizar apenas equipes em seu ambiente de trabalho. No entanto, isso não é necessariamente a regra.
Existem ambientes onde os grupos se tornam necessários. Mas, caso contrário, as equipes se mostram mais efetivas para as realizações das tarefas coorporativas.
É importante realizar análises sobre as práticas e, principalmente, processos na sua organização. Ao definir qual das duas formas de gestão se adequa melhor às necessidades do seu negócio, os benefícios serão abundantes.
Independentemente de ser um grupo um uma equipe, incentivar a união dos processos pode ser uma excelente forma de entender o que cada um faz dentro da empresa.