Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Grupo x Equipe: entenda a diferença

Você sabe diferenciar um grupo de uma equipe? Embora ambos os conceitos sejam semelhantes, existem algumas diferenças importantes que vamos detalhar melhor neste artigo sobre grupos x equipes. 

No ambiente empresarial, é importante entender essas diferenças para que o ambiente de trabalho seja sustentável e saudável. 

Vamos entender melhor esses conceitos? Continue a leitura para saber mais sobre essas diferenças e como isso pode impactar seu ambiente de trabalho. 

Confira os tópicos deste artigo: 

Entenda o que é um grupo 

De acordo com o dicionário Michaelis, o termo grupo significa: 

  • Conjunto de pessoas ou coisas que formam um todo; 
  • Conjunto de seres ou coisas previamente estabelecidos e para fins específicos. 

Então, podemos concluir que um grupo é um conjunto de pessoas, geralmente reunidas por algum tipo de afinidade. 

Já no meio corporativo, um grupo de trabalho é definido por um número de pessoas com habilidades semelhantes e que compartilham da mesma área de atuação. 

Vale ressaltar que, por trabalharem na mesma área, de forma individual, alguns membros podem nutrir comportamentos competitivos em busca de destaque. 

Esse cenário deflagra que os grupos podem gerar problemas de relacionamento e diferenças de valores, o que é maléfico para os negócios. 

Mas e as equipes? 

Entenda o que é uma equipe 

Ainda de acordo com o dicionário Michaelis, o termo equipe significa: 

  • Conjunto de dois ou mais indivíduos que, juntos, tomam parte em uma competição esportiva; time; 
  • Grupo de pessoas organizado para um serviço determinado. 

Ou seja, podemos definir que equipe é um conjunto de pessoas com um objetivo comum. 

No mundo dos negócios, os profissionais alinham e compartilham informações, experiências e habilidades para perseguir objetivos comuns. 

Apesar de existir a presença de um líder, as equipes tem união e cooperação para a realização das atividades. 

Além disso, esse tipo de interação constrói um ambiente com maior criatividade, troca de experiências e sinergia, o que resulta em crescimento e aprendizagem. 

Mas o que como escolher entre grupos x equipes? Leia o tópico a seguir para entender melhor a diferença entre os dois conceitos. 

Leia também: 5C no trabalho em equipe

Grupos x Equipes: qual devo escolher para o meu negócio? 

Analisando as diferenças entre grupos x equipes, pode parecer vantajoso organizar apenas equipes em seu ambiente de trabalho. No entanto, isso não é necessariamente a regra. 

Existem ambientes onde os grupos se tornam necessários. Mas, caso contrário, as equipes se mostram mais efetivas para as realizações das tarefas coorporativas. 

É importante realizar análises sobre as práticas e, principalmente, processos na sua organização. Ao definir qual das duas formas de gestão se adequa melhor às necessidades do seu negócio, os benefícios serão abundantes. 

Independentemente de ser um grupo um uma equipe, incentivar a união dos processos pode ser uma excelente forma de entender o que cada um faz dentro da empresa. 

BPO Financeiro - Seu Financeiro Terceirizado

Faça seu comentário:

Veja Mais

Posts Relacionados:

Cuidado! Sua Margem de Lucro Pode Ser Menor do Que Você Imagina

Cuidado! Sua Margem de Lucro Pode Ser Menor do Que Você Imagina

Para muitos empresários, a diferença entre o lucro percebido e o lucro real pode ser um

Relatórios Financeiros para Varejo: Quais Você Precisa Analisar e Como Interpretá-los

Relatórios Financeiros para Varejo: Quais Você Precisa Analisar e Como Interpretá-los

Para lojistas, entender e interpretar corretamente os relatórios financeiros é vital para tomar decisões estratégicas informadas.

Precificação Inteligente: Como Garantir Margem de Lucro Sem Perder Clientes

Precificação Inteligente: Como Garantir Margem de Lucro Sem Perder Clientes

Uma das principais dores do setor varejista é encontrar o equilíbrio entre preços atrativos para clientes

Os 5 Maiores Erros Financeiros Que Podem Quebrar Seu Negócio (E Como Evitá-los)

Os 5 Maiores Erros Financeiros Que Podem Quebrar Seu Negócio (E Como Evitá-los)

A gestão financeira é uma área crítica que pode determinar o sucesso ou o fracasso de

Guia Prático: Como Fazer a Conciliação Bancária e Evitar Furos no Caixa

Guia Prático: Como Fazer a Conciliação Bancária e Evitar Furos no Caixa

A conciliação bancária é um processo crucial para garantir a precisão financeira e evitar surpresas indesejadas

Gestão Financeira no Varejo: Como Evitar Furos no Caixa e Melhorar o Lucro

Gestão Financeira no Varejo: Como Evitar Furos no Caixa e Melhorar o Lucro

Neste artigo, abordaremos estratégias práticas para enfrentar um dos maiores desafios do varejo: a perda de