Todos os empreendedores, de pequenas, médias e grandes empresas, sonham em prosperar com seus negócios e se tornarem líderes no ramo no qual atuam. Porém, para que isso ocorra, os empresários precisam elaborar estratégias vencedoras que beiram à perfeição e é aqui que começamos a falar sobre benchmarking.
É fato que os empreendedores tentam encontrar maneiras de ficar à frente da concorrência, aumentar a produtividade e a eficiência do processo para impulsionar o crescimento e o sucesso dos negócios. Porém, a busca pela excelência se torna inútil sem que existam parâmetros e processos que definam a “perfeição”.
Essa prática, famosa nos processos de estratégias, tem como pilar o monitoramento das atividades da concorrência. Com isso, as equipes de gestão conseguem comparar os resultados de desempenho, se inspirar nos métodos que são eficazes, além de aprimorar a efetividades dos processos.
Vamos entender como essa prática funciona? Continue a leitura para saber mais sobre a prática de benchmarking e seus benefícios.
Confira os tópicos deste artigo.
Sumário
ToggleO que é benchmarking?
A competitividade do mercado aumentou significativamente com a expansão industrial e a globalização, com empresas desenvolvendo processos, produtos e serviços objetivando entregar alta qualidade a baixo custo e conquistar posição de destaque no mercado em que atuam.
Em muitos casos, as melhorias, especialmente quando se trata de processos, produtos e serviços, se tornam dificultosas pela falta de criatividade e, até mesmo, pela falta de vivência e pesquisa comparativa.
Em tradução livre, o termo benchmarking pode ser traduzido como “ponto de referência”. Mas o que isso significa?
Historicamente, o benchmarking surgiu no final da década de 1970, quando a Xerox Corporation passou a introduzir essa prática em seu ambiente organizacional a fim de se tornar uma empresa competitiva no ramo.
Essa estratégia, amplamente utilizada em processos de pesquisa para aumento de eficácia, é um processo no qual gestores e empreendedores procuram comparar alguns métodos, produtos, práticas, serviços da concorrência, com o intuito de adotar algumas dessas características e ações para melhorar o nível de gestão.
Ao realizar essa análise comparativa, as empresas conseguem enxergar e, até mesmo, corrigir possíveis falhas de desempenho. Além disso, ao comparar os produtos ou serviços, a possibilidade de entregar um resultado de maior qualidade ao público é maior. Ou seja, comparar é importante no processo de melhorias.
Ao todo, existem tipos diferentes de benchmarking que podem ser colocados em prática nas organizações. A escolha do tipo ideal para sua empresa depende exclusivamente das suas demandas e metas.
Vamos conhecer os tipos de benchmarking? Acompanhe o próximo tópico.
Quais são os tipos de benchmarking?
Como já dissemos anteriormente, qualquer processo de benchmarking deve ser planejado e colocado em prática em torno das necessidades de cada negócio.
Nesse contexto, o benchmarking pode ser dividido em, pelo menos, sete tipos:
- Benchmarking interno;
- Benchmarking competitivo;
- Benchmarking funcional;
- Benchmarking genérico;
- Benchmarking de processos;
- Benchmarking de desempenho;
- Benchmarking estratégico
Vamos entender melhor esse assunto? Continue a leitura para saber como cada tipo funciona.
Benchmarking interno
Nesse tipo de benchmarking, a avaliação é interna. Mas como isso pode ser feito?
Basta você olhar para dentro do seu negócio e comparar os processos das diferentes equipes, setores e afins. Dessa forma, você identificará quais processos conseguem ser aprimorados, buscando sempre o melhor resultado.
Esse tipo de benchmark é fácil de ser aplicado, haja visto que os dados e base de pesquisa estão disponíveis e são de fácil acesso. Porém, devemos ter atenção ao benchmarking interno, pois, ao analisar práticas internas, não existem comparações com outras companhias e ideias, podendo ficar estagnado e preso aos próprios ideais.
Benchmarking competitivo
O benchmarking competitivo tem como foco a análise de empresas que competem no mesmo nicho de mercado, ou seja, concorrentes diretos. Diferentemente do benchmarking interno, esse tipo se concentra em melhorar algumas características de produção, métodos e, até mesmo, produtos dos concorrentes diretos.
O objetivo aqui é alcançar os concorrentes, se tornando o melhor do ramo – no mínimo.
Benchmarking funcional
O benchmarking funcional, diferentemente do benchmarking competitivo, se concentra em medir e melhorar as capacidades básicas de produção, métodos e características, com base em análises de empresas que não são concorrentes diretas.
De fato, esse tipo de benchmarking se mostra muito produtivo, pois a troca de informações e as empresas envolvidas não competem no mesmo mercado/nicho, portanto, não há problemas com a confiabilidade das informações.
Benchmarking genérico
Nesse processo, as empresas têm funções e ações semelhantes, independentemente dos setores nos quais atuam. Aqui, de forma geral e resumida, trata-se de uma avaliação comparativa de todos os tipos de processos, independente do segmento ou função.
É interessante notar que esse tipo de benchmark, que chamamos de benchmarking genérico, é usado com mais frequência quando as empresas que fazem análises comparativas estão interessadas em melhorar seus processos internos.
Benchmarking de processos
O benchmarking de processos consiste em comparar o desempenho de processos de uma organização com processos semelhantes de uma outra organizações, porém, do mesmo setor de atuação.
Muitas organizações usam esses dados de referência para apoiar seus esforços de transformação, melhorar a criatividade, organização e, obviamente, para medir o desempenho de outras organizações no gerenciamento de seus processos.
Benchmarking de desempenho
O benchmarking de desempenho, também conhecido como benchmarking de performance, avalia as métricas dos negócios com o objetivo de melhorar, em todos os aspectos, os objetivos estratégicos da empresa.
Esse processo é feito usando a comparação direta e a análise de estatísticas operacionais para rastrear métricas e, assim, comparar resultados.
Esse tipo de benchmark, diferentemente dos restantes, se concentra na melhoria contínua – e a longo prazo – das funções de uma empresa. Ao comparar o desempenho passado com os padrões atuais, a empresa atende consistentemente aos padrões e melhora o desempenho.
Benchmarking estratégico
Esse tipo de benchmark, conhecido como benchmarking estratégico, nos ajuda a entender o que funcionou para grandes empresas. Com base na sua trajetória, pequenas empresas se inspiram nos processos que se tornaram um sucesso, o que faz com que a grande empresa se torne uma espécie de modelo.
Amplamente utilizado por empresas iniciantes, esse modelo é utilizado por companhias que estão descobrindo maneiras de crescer e estratégias.
Agora que você conheceu os tipos de benchmarking, vamos entender o motivo dessa prática ser tão utilizada no mercado.
Por qual motivo o benchmarking é uma das principais práticas do mercado?
A busca por melhorias nos processos, produtos e serviços é extremamente natural para as empresas. Quando um negócio se preocupa com tal busca, mostra ao consumidor o seu comprometimento com a qualidade.
A competitividade do mercado obriga as empresas a se aperfeiçoarem. E é exatamente assim que acontece, as corporações devem buscar evoluir por meio das análises dos métodos de sucesso de seus concorrentes, diretos ou indiretos.
Porém, é importante lembrar que não você não deve sair teclando “Ctrl C + Ctrl V” em tudo o que o que é feito e visto no mundo dos negócios. As demandas da sua empresa devem mostrar o caminho e as medidas que você precisa tomar.
A maior lição aprendida com a prática do benchmarking é que você perceberá que existe uma gama de novos aprendizados, sejam eles bons ou ruins.
É importante entender que erros vão existir – sejam eles em sua empresa ou não. Identificar e aprender com eles é a maior lição de todas, já que podem ajudar a evitar crises e planejar antecipadamente possíveis soluções.
Thomas Edison, empresário norte-americano e inventor da lâmpada elétrica, disse: “Eu aprendi muito mais com os meus erros do que com meus acertos”. Esse é o espírito que todo bom empreendedor deve desenvolver.
Você deve estar se perguntando quais são as fases de benchmarking. Confira o próximo tópico para responder a essa dúvida.
Leia Também: Você sabe o que é necessário para ser um bom líder?
Quais são as fases do processo de benchmarking?
Para que você possa desenvolver benchmarking na sua empresa, é importante ressaltar que existem cinco etapas que precisam ser seguidas:
- Planejamento
- Levantamento de dados
- Análise
- Adaptação
- Implementação
Vamos entender melhor cada fase?
Planejamento
De forma rápida e resumida, o primeiro passo no benchmarking é destacar os pontos que serão avaliados e usados como referências, ou seja, ter planejamento estratégico. Aqui, você deve considerar quais são os processos que podem, de certa forma, lhe dar uma vantagem sobre seus concorrentes.
É importante que você determine quais as empresas devem ser apontadas como referência.
Levantamento de dados
Nessa fase, você deve escolher quais técnicas serão utilizadas para a coleta dos dados. Após escolher a (ou as) empresa que você quer analisar, é importante que parcerias sejam estabelecidas par facilitar o trânsito de dados.
Análise
Chegou a hora de realizar as análises. É importante que sejam realizadas análises completas para que processos e estratégias vencedoras sejam identificadas.
Depois de ter os dados em mãos, separe aquilo que for necessário para o seu negócio e descarte o que não é. Lembre que as demandas da sua empresa devem ditar as suas análises.
Adaptação
O processo de adaptação é de extrema importância. Ao analisar os dados de referência, você e sua equipe devem priorizar a formulação de estratégias que estejam de acordo com os gargalos da sua empresa.
Assim como o nome, você deve realizar adaptações que tragam melhorias ao negócio.
Implementação
Chegamos à etapa final. Depois de analisar os dados e realizar as adaptações, é hora de implementar suas melhorias.
Sempre que a análise revelarem problemas, planeje estratégias que possam corrigi-los. Agora, se as análises revelarem resultados positivos, o ciclo deve ser reiniciado para encontrar novas oportunidades de melhoria. Isso é benchmarking.
Ok, você entendeu quais são as fases do processo de benchmarking. Que tal descobrirmos quais são os benefícios de aplicar esse método ao seu negócio?
Benefícios de benchmarking
Como pudemos observar, o benchmarking vem crescendo cada vez mais nos meios estratégicos para a tomada de decisões corporativas. Entre os benefícios dessa atividade, podemos citar:
- Diminuição de erros;
- Desenvolvimento de estratégias sérias;
- Melhoria nas práticas da empresa;
- Redução de custos;
- Melhor administração e organização dos negócios;
- Monitoramento frequente de atividades e resultados;
- Maior adaptação e compreensão ao mercado.
Mas como posso aplicar o benchmarking com maior responsabilidade e profissionalismo? Acompanhe o próximo tópico para responder essa pergunta.
Escolhendo o serviço de benchmarking
Apesar de termos explicado sobre benchmarking e como aplicá-lo à sua empresa, você deve estar se perguntando: como posso aplicar essa prática com maior responsabilidade e profissionalismo? É simples: basta contratar os serviços da Inspira Capital.
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