5 forças de Porter é um modelo baseado em Michael Porter — Professor e fundador da The Monitor Group e autor de centenas de livros relacionados a estratégia e competitividade de empresas.
É um modelo que tem por objetivo avaliar quais tópicos influenciam na competitividade e se isso se enquadra na estratégia feita no seu plano de negócio. De forma minuciosa, esta metodologia ajuda a analisar o perfil comportamental dos seus concorrentes, auxilia você a criar um estratégia mais certeira e consequentemente te ajuda a ter resultados melhores.
Descubra agora o que são essas “5 forças” e como elas podem te oferecer insights sobre o seu plano de negócio.
Sumário
Toggle1. Rivalidade entre os concorrentes
A força mais forte dentre as demais. É ela que avalia os pontos fortes do seu concorrente.
2. Ameaça de produtos substitutos
O produto/serviço do concorrente pode tomar o lugar de algo que já existe? Se sim, é preciso avaliar o mercado do seu nicho. O que seu concorrente tem que você pode fazer melhor?
3. Poder de negociação dos clientes
Esta força analisa suas estratégias quanto ao relacionamento ao cliente. Avalie como sua empresa age ao se relacionar com o cliente, quais atitudes você tomou que podem favorecer a reputação e melhorar a qualidade da sua empresa?
4. Ameaça de entrada de novos concorrentes
A chegada de novos concorrentes é inevitável, e junto disso, a pressão no mercado é crescente. Descubra sempre novas formas de se destacar, investindo em uma cultura de inovação.
5. Poder de negociação dos fornecedores
Esta parte envolve a negociação com fornecedores, que devem levar em conta qualidade, preço e prazo. É essencial avaliar o que melhor adapta-se a sua estratégia e aos mercado.
E aí, qual outra força você incluiria para avaliar a sua concorrência e se posicionar de maneira clara e segura? Conta pra gente qual metodologia você usa. E se não usa nenhuma, não deixe de aplicar esta.
Ficou alguma dúvida? Chama nossos especialistas, estamos dispostos a te ajuda.