Você acredita no potencial das pequenas cidades? A gente sim.
Apesar das capitais e as regiões metropolitanas realmente terem melhor infraestrutura e acesso a fornecedores, o interior tem potencial enorme para os negócios, e muitas cidades não ficam para trás nesses aspectos.
Antes de tudo é preciso ter domínio sobre seu negócio, pois há inúmeros fatores que podem ser decisórios quanto empreender em determinado lugar. Como por exemplo, o nicho de mercado escolhido para atuar, a aceitação do público consumidor, concorrência e até avaliar sua própria dedicação ao negócio. Confira aqui motivos que podem te convencer (ou não) a empreender em cidades do interior:
Sumário
ToggleCustos reduzidos
Os custos em cidades do interior é menor se comparado com as capitais e regiões metropolitanas. A economia inclui o valor do aluguel, da água, conta de luz, mão de obra e suprimentos.
Menor competição
Alguns segmentos de produtos e serviços podem ter pouca ou nenhuma oferta local, sendo possível oferecer novidades que vão atrair os consumidores. No entanto, lembre-se de pesquisar a concorrência com cuidado. Sua empresa precisará ter diferenciais, ou os consumidores podem preferir fazer negócio com quem eles já estão acostumados.
Relacionamento mais próximo com os clientes A proximidade que se pode ter com os clientes é melhor e natural, sendo muito importante para formar clientes fiéis e com uma base mais confiável.
Qualidade de vida
Cidades do interior não costumam ter muito trânsito, ambientes pouco poluídos e mais tranquilos. Os locais também costumam ser mais próximos, o que requer menos tempo para chegar à empresa. Aumentando consideravelmente a qualidade de vida do empreendedor e funcionários, revertendo o tempo gasto para a família e lazer.
Qual outro motivo você que empreende no interior colocaria?